Como acompanhar seu candidato eleito?

Durante o período de eleições, boa parte do eleitorado busca se informar sobre os candidatos que irão representá-los pelos próximos anos. Analisar promessas de campanha, planos de governo, debates eleitorais e por aí vai. Tudo isso para poder realizar um voto consciente. Porém, não pense que tudo termina por aí, não!

A tarefa de acompanhar seu candidato eleito também se faz necessária depois das eleições! Isso porque essa é a hora de ver se os políticos eleitos pela  população estão cumprindo com suas promessas. Quer saber então como acompanhar seu candidato eleito? Então continue a leitura!

 

Por que acompanhar seu candidato eleito depois das eleições?

Atualmente, o Brasil passa por uma crise de representatividade. Boa parte da população é descrente na política como um todo. De acordo com uma pesquisa de opinião feita pelo Instituto Paraná Pesquisas em 2017, 81,9% dos políticos no poder não representam os interesses da população brasileira. O índice não melhora ao serem questionados sobre os partidos políticos: 84,8% afirmaram que essas instituições também não representam seus interesses. Isso se mostra pelo cenário de que muitos eleitores não lembram em quem votaram — a chamada amnésia eleitoral, que já tratamos aqui —, já que, para muitos, “não faz muita diferença”.

Para mudar essa situação e fazer do Brasil um país em que as pessoas acreditem no real conceito de Nação e com ela se envolvam, é preciso que a cidadania seja praticada cada vez mais, assim como a participação social. Mas, como fazer isso?

Existem várias maneiras de participar ativamente da política sem ser político. O Poder do Voto separou algumas iniciativas que ligam o objetivo de acompanhar seu candidato eleito com o uso da tecnologia, ferramenta fundamental nos dias de hoje. Vamos conferir algumas dessas iniciativas?

 

1 – Monitora, Brasil!

O aplicativo Monitora, Brasil! atua como uma ferramenta para quem deseja acompanhar de perto todas as atividades de seu candidato eleito na Câmara dos Deputados, bem como no Senado Federal.

Na plataforma, são disponibilizadas para o usuário informações de cada parlamentar como presença em sessões, projetos propostos, valores gastos e até  informações de contato (telefone, e-mail, Twitter e localização de seu gabinete, inclusive). Os dados da plataforma são retirados do site da Câmara dos Deputados, Senado Federal, Tribunal Superior Eleitoral e também da ONG Transparência Brasil.

Além disso, você também pode acompanhar Projetos de Lei específicos, recebendo notificações a cada nova movimentação. O aplicativo está disponível para aparelhos celulares com sistema Android e IOS.

 

2 – Portal do Cidadão – Facebook

Um outro exemplo de iniciativa para acompanhar legisladores é o Facebook. A rede social mais usada no Brasil recentemente criou uma plataforma chamada “Portal do Cidadão”, que está disponível tanto no aplicativo como na versão desktop.

A nova ferramenta serve justamente para que o eleitor consiga fiscalizar seu candidato eleito depois das eleições. Através da localização do usuário, a plataforma encontra os políticos eleitos em sua região e facilita o contato entre eleitor e representante político. No final, o usuário terá um novo feed de publicações somente de políticos, para acessar quando for de seu interesse. Além de políticos, você também pode se comunicar com entidades locais, como a Polícia Civil.

A ferramenta está sendo implementada de forma gradual para os usuários do Facebook. O Brasil é o segundo país do mundo a receber o Portal do Cidadão, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que a recebeu em 2016, no ano que em houve eleições presidenciais por lá.

 

3 – OPS – Operação Política Supervisionada

Diferente das ferramentas citadas acima, a Operação Política Supervisionada não é um aplicativo, e sim um site. Como o nome sugere, o site funciona como um grande supervisão de todos gastos dos políticos do Congresso Nacional.

Usando como base a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar e a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar de Senadores (ambas verbas mensais que custeiam os gastos dos deputados e senadores envolvendo suas atividades parlamentares), ele elenca dados da Câmara dos Deputados e também do Senado, tendo a possibilidade de analisar os dados por mês e ano. As informações são retiradas da Câmara, Senado e da Receita Federal.

O site também ranqueia os legisladores que mais gastaram em sua última legislatura. Ao entrar na página de qualquer político do Congresso, você tem acesso a informações de contato, partido, recibos, fornecedores e quantidade de secretários. Além disso, também estão disponíveis gráficos comparativos sobre seus gatos com a cota parlamentar. Todos interativos e de simples interpretação. Uma ótima ferramenta para acompanhar os gastos dos de seu candidato eleito depois das eleições!

 

4 – Congresso em Foco

O Congresso em Foco também funciona como um site, porém, seu objetivo é trazer uma cobertura jornalística do Congresso sem nenhum tipo de vínculo partidário. Apesar disso, o portal defende questões como os direitos humanos e a democracia, bem como a luta contra as desigualdades sociais e a corrupção.

Você consegue navegar no site por meio de categorias como as regiões do país, atividade parlamentar, reportagens especiais e editorias. O site existe desde 2004 e já foi vencedor do Prêmio Esso — maior premiação dada a profissionais da imprensa brasileira — de Melhor Contribuição à Imprensa no ano de 2009.

 

Foto: Pixabay

 

5 – Mulheres do Brasil

O grupo Mulheres do Brasil, que também não está ligado a nenhum partido político, reúne mulheres de todo o país, discutindo temas a favor da  construção de um Brasil melhor. Com reuniões mensais e núcleos espalhados por todo território nacional, os comitês do grupo envolvem temas como educação, empreendedorismo e inserção racial, propondo e discutindo ações para o futuro das mulheres em sociedade.

 

6 – Mudamos+

O aplicativo Mudamos+ possui uma função prática e objetiva: coletar assinaturas eletrônicas para Projetos de Lei de iniciativa popular. Além disso, o cidadão também pode propor projetos de lei, tanto municipais, estaduais e federais. A plataforma está disponível para celulares com Android e IOS.

 

7 – Poder do Voto

Por último, mas não menos importante, existe o Poder do Voto! O aplicativo é funciona como uma ferramenta de diálogo direto com seus representantes no Congresso. Por meio da plataforma é possível acompanhar leis que são relevantes para a população e que estarão na pauta de votações nos próximos dias, bem como seguir os políticos de seu interesse e comparar se seu posicionamento combina com o dele. Você consegue ver se você e seu candidato combinam, de fato, com base em seus votos para diferentes pautas no Congresso. Uma espécie de “match eleitoral”.

O seu representante no Congresso também receberá um relatório da sintonia entre seus votos e de seus eleitores que se manifestarem no aplicativo. Por fim, você também tem acesso a comentários sobre essas leis de organizações como a PATRI Políticas Públicas e o Politize!. O aplicativo está disponível para sistemas Android e IOS. Baixe o aplicativo e se informe!

Link IOS: https://goo.gl/ugedib 

Link Android: https://goo.gl/rJHdrq

 

Bônus: Offline

Nesse texto nós demos dicas de algumas ferramentas para que você use a tecnologia e consiga acompanhar seus candidato eleito. Porém, ainda existem outras maneiras tradicionais de se informar, e que não são dispensáveis!

Atitudes como comparecer a audiências públicas, usar da comunicação direta com seus representantes e analisar agendas oficiais também são válidas no processo de acompanhamento depois das eleições. O objetivo principal é continuar se informando sobre seu candidato eleito e cobrá-lo a respeito de suas promessas!

Agora que você possui todas essas informações, é hora de colocar a mão na massa! Baixe o aplicativo do Poder do Voto! Lá você fica por dentro das opiniões de seus representantes políticos sobre as pautas do Congresso! Mostre o aplicativo para seus amigos e os incentive a praticarem o papel de acompanhantes de seus políticos também! A mudança se faz em coletivo!

-Poder do Voto

 

Referências

Monitora, Brasil!

Poder do Voto

Politize! – 3 ferramentas para conhecer o histórico dos políticos

Portal Brasileiro de Dados Aberto – Monitora, Brasil!

Ranking dos Políticos

Techtudo – Facebook lança Portal do Cidadão no Brasil para monitorar políticos

Tecnoblog – Facebook cria Portal do Cidadão para aproximar políticos e eleitores